Páginas

Translate This Page!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tem Algo de Errado com a Música Brasileira




Você certamente já notou que quando tem algum programa de "caça talentos", os que ganham geralmente são cantores de: samba, axé, sertanejo e pagode. E os poucos que aparecem com um estilo diferente dos citados acabam não ganhando.

Aí você diz "-Mas é por causa da nossa cultura". Então nossa cultura é viver ouvindo as mesmas coisas sempre, e só ouvir porcaria? Eu sei que música é questão de gosto, e aí nesse caso eu posso dizer que gosto não se discute, mas será que a mídia não tem influência sobre o gosto musical das pessoas? A resposta é sim, mas nem todos são influenciados.

"-Mas por que a mídia iria querer influenciar o gosto musical das pessoas?"

A música também é uma mídia, e a mídia tem poder de influência, e cada tipo de música dá uma sensação diferente dependendo de cada pessoa. Cada pessoa escuta um tipo de música com objetivos diferentes, as músicas nos dão diferentes sensações assim como ao ouvir algum tipo de música logo nos vem uma imagem a nossa cabeça, essas imagens também variam de pessoa para pessoa. Mas na prática o que geralmente acontece é que os tipos de músicas citados no início do texto as pessoas pensam em se divertir, beber, fazer sexo e dançar.

Nada de mais em você se divertir, fazer sexo, beber ou dançar, o problema é que isso é usado como um meio de distração de massa. Não é apenas na melodia, mas também nas letras que são manipuladas, basta ver a grande diferença e diversidade de músicas que existe em outros países, se comparadas com as músicas no Brasil, a diferença está na melodia e nas letras, enquanto aqui geralmente o "roqueiro" fala que foi traído, ou que vai se encontrar com a mulher dos seus sonhos, bandas de outros países enchem de letras de duplo sentido, poesias, reflexões.

Os poucos que se aventuram em criar um estilo diferente de som no Brasil com letras inteligentes acabam desistindo da carreira de músico ou tenta fazer sucesso em outros países, pois a mídia de rádio e televisão criaram o gosto musical da maioria do povo brasileiro, e agora é difícil uma pessoa que desde criança foi educada achando que o Brasil é o País do Carnaval, do futebol, cresceu vendo na TV desfiles de escolas de samba, é difícil a pessoa tentar explorar diferentes estilos, fora que você se tornando um fantoche da mídia, você vira um transmissor da mesma visão que a mídia te passa, os amigos e pais também irão te educar com a educação que a TV lhes deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário