Páginas

Translate This Page!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quem (quase) Matou O Orkut?

Hoje em dia o Orkut está praticamente morto, primeiro veio a popularidade do Facebook, depois a Google criou o Google+ que apesar de muitos dizerem que não "compete" com o Facebook, devido as várias semelhanças, compete sim com o Facebook.

Mas muitos se perguntam, porque do nada o Facebook se tornou tão popular, e o que (quase) matou o Orkut?

A resposta é muito simples, um site qualquer até mesmo rede social, sobrevive de números de acesso, e claro que também precisa ter um bom conteúdo e movimento para ser valorizado.

Primeiro devemos nos perguntar o que é uma Rede Social? A resposta está no próprio nome, "social", então uma rede social foi feita para se fazer novos amigos, para conhecer pessoas novas, porém os próprios usuários do Orkut transformaram o Orkut em uma "Rede Anti-Social".

Mas como assim Rede Anti-Social?

Simples, eu assim como muitos tinha perfis "falsos", outros usuários nem tinham perfis falsos, mas para outros o mesmo poderia ser considerado falso.
Quem usa (ou usava) o Orkut moderadamente já deve ter se deparado com comunidades cujo na descrição estava "Proibido fakes". Na imagem abaixo podemos ver isso entre outras coisas que mataram a Rede Social.

(fake = falso, ou perfil falso)


O problema de proibir fakes é que cada um tem uma visão diferente do que é um "fake", e nem todos gostam de expor seu nome ou foto real na rede social, e criar um perfil que se "pareça" real também é muito fácil, basta roubar fotos de qualquer fotolog e colocar um nome comum.

Uma das melhores coisas no Orkut sempre foi a interação que se tinha nas comunidades, porém isso foi ficando cada vez mais limitado e restrito com os famosos tópicos [FIXOS].


Em alguns casos realmente era necessário para manter a comunidade organizada, porém no exemplo a cima, vemos até tópicos fixos para notícias de um jogo específico, e os usuários não queriam comentar em um tópico velho que já foi discutido um monte de outros assuntos relacionados ao jogo, as pessoas queriam "criar" novos tópicos. Em alguns casos esse negócio de tópicos era tão radical, que em algumas comunidades você precisava pedir permissão ao dono ou moderador da comunidade para criar um novo tópico, e a penalidade para quem não seguia as regras era banimento.
Tudo isso sem dúvidas limitou muito a interação, quando a "moda" pegou matou muitas comunidades, e hoje a desvalorização das comunidades é tanta que até muitos moderadores sequer aparecem na própria comunidade, e as que estão "ativas" é porque os próprios moderadores tem se esforçado para manter a comunidade viva.

Excesso de Regras

Outra coisa que matou o Orkut foi o excesso de regras, tinha até tópicos em que só dono e moderadores podiam postar, tinha regras para membros e moderadores, o que fez do Orkut um sucesso foi a bagunça mesmo, depois do Orkut acabar com o Anonimato (a opção de postar em anônimo), os usuários começaram a proibir fakes, o que acabou de vez com a farra.

Facebook X Orkut

Uma coisa que muitos gostavam de fazer no Orkut é espiar o perfil alheio, olhar as fotos, informações pessoais, comunidades e amigos da pessoa, e o Orkut nunca foi muito voltado para isso, o sucesso do Orkut era as comunidades. Então o Facebook começou a ser reconhecido e se popularizar no Brasil, e como brasileiro é metido e fofoqueiro, o Facebook virou uma ferramenta perfeita para ficar de olho nos outros, claro que tem também aqueles que migraram para o Facebook por modinha por achar "chique" usar o que o pessoal de fora usa, a mesma coisa você trazer uma camisa de fora, vai achar mais chique do que comprar uma aqui no Brasil.

Atualmente o Facebook tem sido uma ferramenta de sucesso para marcar protestos, a parte de eventos é outro destaque forte do Facebook, o que permite que qualquer evento que você organize vire uma viral, e se cair no gosto do povo, você verá cada vez mais pessoas confirmando suas presenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário