Páginas

Translate This Page!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Filmes interativos?

Desde que um jogo exclusivo para PlayStation 3 chamado Heavy Rain foi lançado, eu tive a certeza de que "-este é o futuro dos filmes".



Então os jogos irão tomar o lugar dos filmes? Como assim?

Muitas pessoas ainda veem jogos como coisas de criança, uma coisa apenas para diversão, mas ao mesmo tempo muitos discordam e sabem que os jogos vão além disso, mas não é assunto para este post.

Primeiramente os jogos estão ficando cada vez mais realistas, tem alguns jogos como Resistance 3, Battlefield 3 entre outros, que se você for abrir a janela do seu quarto você não irá notar muito a diferença do seu mundo para aquele mundo virtual, então temos aí o primeiro indício do fim dos filmes.

Outro indício é o fato de que as pessoas hoje em dia querem mais interação, prova disso é a própria internet, qual é a diferença da televisão para a internet? É a interação! Na internet você discute uma notícia, troca informações, você conhece diferentes pontos de vista, você cria a notícia, você não é só um telespectador. No caso dos jogos, lá é você que escolhe a forma como você vai seguir o rumo da história, você escolhe o inimigo que vai matar primeiro, você faz a sua estratégia. No caso do jogo citado "Heavy Rain", você pode escolher o que o personagem vai falar, o que vai fazer, para onde vai. Claro que as opções ainda são poucas para desbancar um filme, fora todo o preconceito que as pessoas tem em relação a jogos, mas já é um grande começo e um forte indício de que filmes interativos são o futuro.

Talvez tudo isso não passe de pura besteira, pois eu não estou me baseando em nenhuma pesquisa para saber o que as pessoas acham, também não sei como vai o mercado de cinema/filmes, mas conheço outras pessoas que como eu, hoje em dia assistem poucos filmes e jogam muito mais.

Mas vamos pensar um pouco, você coloca no seu shopping duas salas de cinema, uma tem cadeiras que treme, se você vai assistir filme que tem chuva, chove (isso foi só um exemplo ok?) dentro da sala de cinema, enfim, tem toda essa sensação de você se sentir dentro do filme, na outra sala temos uma sala comum, você chega lá e apenas assiste um filme qualquer do seu agrado, qual será que faria mais sucesso? Outra prova disso são filmes em 3D, muitos acabam indo ver um filme em 3D apenas pela curiosidade, naquela incerteza de se o efeito 3D é bom ou não, mas o que elas querem é se sentir dentro filme, e se fosse possível uma interação, aposto que o interesse seria ainda maior!

Como seria essa interação entre você e o filme aí depende muito da opinião e gosto de cada um, mas querendo ou não, de uma forma ou de outra, as pessoas cada vez menos querem ficar paradas apenas assistindo, elas querem interação!

Para quem ainda não conhece Heavy Rain, confira um vídeo do jogo de uma das minhas partes preferidas:



Créditos: 

Um comentário: