Páginas

Translate This Page!

sábado, 28 de julho de 2012

O Poder das Palavras e Símbolos

O post anterior me inspirou a fazer esse post de agora.

Aqui gostaria de registrar uma das melhores formas de manipulação, que é através das palavras e símbolos, algumas coisas podem ser palavras e símbolos ao mesmo tempo, como "família" por exemplo, uma coisa que é apenas palavra é "deus", pois até agora ninguém tem provas de que se ele existe ou não.

Por que eu peguei como exemplo "família" e "deus"?


Simples, porque em debates sobre homofobia/homossexualidade infelizmente ainda são polêmicos aqui no Brasil, e geralmente em debates deste nível as pessoas colocam suas habilidades de manipular para fora.

E nestes mesmos debates as pessoas costumam falar de família, deus, amor, carinho, natureza, leis, ética, moral, lógica, união, filho, valores, ciência(em geral), todas estas palavras tem uma coisa em comum, todas são palavras e todas tem um grande peso em um argumento.

Se eu analisar palavra por palavra o texto irá ficar muito grande e irá ficar desinteressante, então vou analisar as palavras mais comuns. Primeiro "deus".
Lembrando que as palavras variam de poder dependendo do alvo, se você usar "deus" para manipular um ateu não vai funcionar.

 DEUS 

Essa palavra tem grande poder entre aqueles que creem na existência do mesmo, chega a ser quase um símbolo na mente de cada um, cada um acredita de uma maneira e atribui os valores que bem entender.

Mas qual é o peso que ele tem? Para isso darei exemplos do poder dessa palavra.

"-Homossexuais vão contra as leis de Deus!" 

Aqui eu introduzi a palavra leis que também tem um grande poder.

Outro exemplo:

"-Deus condena a homossexualidade!" 

Como pode um ser que nem foi provado que existe condenar algo? E por que condenaria?


 Família 



A família representa muitas coisas ao mesmo tempo, fazendo dela um símbolo e uma palavra muito forte, ainda mais por não estarmos apenas falando de um ser humano, e sim dois ou mais seres humanos.

"-Homossexuais vão contra a família brasileira!" 

Quando se imagina uma família, se pensa em união, felicidade, amor, carinho etc, então se percebe aí o poder dessa palavra/símbolo, pois uma vez que você fala que alguém é contra a família, você pensa que esse alguém é contra tudo que foi citado.

 Celebridades 

A mídia usa muito celebridades para vender uma ideia ou um produto. Elas são um símbolo muito poderosos.

Mas qual poder tem uma celebridade?


Primeiramente são pessoas famosas, para os olhos de muitos são "Deuses", as pessoas sabem o nome dessas celebridades, muitas chegam até saber da vida pessoal delas através de programas de fofocas e notícias fúteis em capas de jornais e revistas, até mesmo em programas de jornalismo, é quase inevitável você não acabar sabendo da vida pessoal de uma celebridade se você não assiste televisão moderadamente e lê algum jornal ou revista.
Isso tudo torna essas celebridades "importantes", consequentemente suas opiniões também serão.

As celebridades se assemelham muito a crucifixos, estátuas de "santos", dinheiro, pois quem dá valor a ambos somos nós.

São muitos exemplos, fique com um último exemplo muito usado pela mídia:

 Estatísticas 





Nunca duvide do poder das palavras e dos símbolos! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário